Sistema de Gestão da Qualidade

Análise e avaliação do desempenho de fornecedores são instrumentos essenciais para medir a capacidade que os fornecedores possuem para atender a necessidade de suprir plenamente uma empresa, respeitando seus valores e diretrizes técnicas, e assim garantir uma melhor atuação diante da dinâmica competitiva do mercado.

Entendemos que a análise dos fornecedores deve avaliar sob um conjunto de competências e requisitos, o quanto uma organização atende as exigências de seu cliente. É essencial que clientes e fornecedores mantenham uma forte relação de parceria para obterem mútuas vantagens diante da concorrência.

Resultados Esperados



  • Melhoria da produtividade e pontualidade
  • Processos estáveis e padronizados
  • Diminui a interrupção do fluxo produtivo
  • Aumento na confiabilidade da marca
  • Diminui os custos operacionais
  • Manter padrões da cadeia de suprimentos

Os indicadores de desempenho, também chamados de KPI – Key Performance Indicator (Indicadores Chave de Desempenho), são métricas que avaliam a performance dos processos de negócio de acordo com os objetivos da empresa. Para que esses indicadores de desempenho tenham uma contribuição significativa na gestão da empresa, é necessário compreender o papel dos KPIs alinhados ao planejamento estratégico, assim como, a transparência na definição dos objetivos e metas que devem ser alcançadas.

Vale destacar o legado de W. Edwards Deming: “não é possível gerenciar aquilo que não se mede”.

Existem diversos tipos de KPIs, os mais comuns são:

=> Indicadores da Qualidade

=> Indicadores de Produtividade

=> Indicadores de Desempenho Organizacional

=> Indicadores Estratégicos de Negócio

 

Portanto, a gestão dos indicadores de desempenho podem representar um coadjuvante poderoso no monitoramento dos resultados da empresa e apoiar o processo decisório, desde que esteja em sintonia com a gestão estratégica da empresa.

Resultados Esperados



  • Resultados mensuráveis com ações claras
  • Aumento da eficiência operacional
  • Melhoria nas tomadas de decisão
  • Maior sintonia entre Metas e Estratégias
  • Recursos aplicados com maior eficácia
  • Favorece uma gestão sustentável

O modelo japonês de produção industrial através da JUSE (Union of Japanese Scientists and Engineers) influencia o modelo de gestão ocidental desde 1970, com técnicas e ferramentas de gestão da qualidade e da produtividade. Faz parte desse legado técnicas como QC Story e Ferramentas 8D. Trata-se de um conjunto de técnicas que registra todo o histórico de melhorias de um determinado processo.

Difundida no Brasil como MASP – Método de Análise e Solução de Problemas, essa técnica popularizou as ferramentas clássicas de Controle da Qualidade utilizadas na atualidade.

A metodologia sugere a criação de grupos de especialistas e peritos nos processos que passam a verificar e analisar rotineiramente os recursos produtivos, com o propósito de eliminar falhas e desperdícios melhorando a produtividade e o nível competitivo da empresa.

Resultados Esperados



  • Maior objetividade na investigação de causas
  • Fortalece a aprendizagem organizacional
  • Aumenta o envolvimento dos funcionários
  • Favorece a padronização de processos
  • Elimina a ocorrência dos problemas

A decisão em adotar um Sistema de Gestão da Qualidade deve ser influenciada por motivos estratégicos. Entretanto, geralmente a iniciativa empresarial para essa solução é motivada por fatores como: exigências do mercado quanto a Certificação ISO 9001; equiparação com a concorrência; obter credencial para participar de licitações; ou a padronização dos processos internos.

Acreditamos que durante a implantação é fundamental a plena participação dos funcionários da empresa contratante.

 

Para isso, oferecemos total transparência na execução do projeto, de modo que nossos clientes possam ter o absoluto controle nas decisões, transformando todos os envolvidos em coautores do projeto.

Esse diferencial baseado na gestão do conhecimento garante a autonomia e preserva a propriedade intelectual do nosso cliente.

Resultados Esperados



  • Credibilidade no modelo de gestão
  • Ações de melhoria com foco no negócio
  • Maior previsibilidade nas operações e decisões
  • Aumento da eficácia e da eficiência gerencial
  • Melhoria no diferencial competitivo de mercado
  • Processos padronizados, mais estáveis, menor custo

Avaliar periodicamente o SGQ - Sistema de Gestão da Qualidade é fundamental para garantir que os esforços operacionais tenham plena sintonia com as metas gerenciais, principalmente para as empresas que mantém certificados sob as normas NBR ISO 9001 ou IATF 16949.

Auditorias Interna de Sistemas representam importante instrumento para avaliar o SGQ de sua empresa, bem como, avaliar o SGQ de seus fornecedores, com o objetivo de manter as garantias estabelecidas por sua empresa.

 

Essas garantias visam atender as necessidades estratégicas e operacionais, respeitando os valores e diretrizes corporativos de sua empresa. O principal objetivo dessas auditorias é verificar o atendimento das conformidades exigidas por seus produtos e especificações, bem como, a manutenção das certificações.

Resultados Esperados



  • Manter padrões globais da cadeia de suprimentos
  • Racionalização dos processos e dos custos
  • Ética e imparcialidade na avaliação dos processos
  • Satisfação dos clientes internos e externos
  • Melhoria do controle das operações
  • Maior participação dos funcionários na gestão
  • Redução de falhas e do desperdício de recursos